Regulamentos Específicos

Capítulo I – Do Futsal

Art. 1º – Devem ser inscritos no mínimo 7 atletas, sendo possível relacionar até 15 por partida.

Art. 2° – Serão disputadas partidas de 2 períodos com 20 minutos corridos na modalidade masculina e 15 minutos na feminina, apenas parando nas faltas, com 3 minutos de descanso entre os períodos.

Parágrafo Único – Em partidas eliminatórias caso a partida termine empatada, está será decidida em cobranças de pênaltis, com 3 pênaltis para cada equipe. Após as 3 cobranças, por cada uma das equipes, persistindo o empate, serão realizadas cobranças alternadas.

Art. 3° – Durante a cobrança de pênaltis qualquer jogador inscrito na partida, e que não tenha sido excluído, poderá bater o pênalti.

Parágrafo Único – Cada jogador poderá cobrar apenas 1 pênalti. Caso todos os atletas da equipem tenham cobrado as penalidades, estes poderão executar novas cobranças, independentemente da ordem inicial.

Art. 4° – Estará suspenso de forma automática o atleta que acumular 03 cartões amarelos, estando suspendo da rodada seguinte ao recebimento do último cartão da série.

Parágrafo Único – Será excluído da partida o Atleta que venha a receber cartão vermelho direto ou por acúmulo de amarelos. Sendo excluído, o Atleta estará suspenso da rodada seguinte.

Art. 5º – Na fase final os cartões da fase classificatória serão zerados. Os atletas que acumularem o terceiro cartão amarelo ou receberem vermelho na última rodada da fase classificatória cumprirão suspensão no primeiro jogo de play-offs. O controle dos cartões recebidos e cumprimento das punições independerão de comunicação da Coordenação de Futsal, sendo de responsabilidade de cada atlética sob pena de derrota técnica e multa.

Art. 6° – Será estabelecido o seguinte critério de pontuação:

1.            Vitória: 03 pontos

2.            Empate: 01 ponto

3.            Derrota: 0 ponto

Parágrafo único: Sendo a equipe derrotada por WO, a mesma acumulará a pontuação de  – 01 ponto.

Art. 7° – Cada time poderá pedir 1 tempo técnico de 1 minuto por período.

Art. 8° – A competição masculina é formada por duas etapas:

a) Fase classificatória: 8 grupos, sendo 7 com 6 times cada e 1 com 7, de modo que os times se enfrentam dentro dos grupos.

b) Fase Final (Play-offs): levará em conta a posição na classificação, sendo disputada no seguinte modelo.

I- Oitavas de final

II- Quartas de final

III- Semifinal

§1º Todos os confrontos da fase eliminatória irão ocorrer em partida única;

§2º Os confrontos das oitavas de final serão sorteados ao final da fase classificatória, de modo que os primeiros colocados enfrentam os segundos;

§ 3º: Das quartas de final em diante os confrontos já estarão pré-estabelecidos através do sorteio.

A competição feminina será formada por duas etapas:

a) Fase classificatória: 4 grupos com 5 times cada. Os times se enfrentam dentro dos próprios grupos.

b) Fase Final (Play-offs):

I- Quartas de final

II- Semifinal

III- Final

§1º Todos os confrontos da fase eliminatória irão ocorrer em partida única;

§2º Os confrontos das quartas de final serão sorteados ao final da fase classificatória, de modo que as primeiras colocadas enfrentam as segundas.

§3º – O sorteio definirá também quais vencedores das quartas de final se enfrentarão na semifinal;

Art. 9º – Para efeito de classificação serão considerados os seguintes critérios de desempate, na seguinte ordem: pontos, vitória, confronto direto, maior saldo de gols, menor número de cartões vermelhos, menor número de cartões amarelos.

Parágrafo primeiro. Maior número de perdas por W.O desqualifica a equipe em caso de empate.

Parágrafo segundo. Ao final da competição, será feita uma classificação geral com base nos critérios previstos no caput, como forma de separar os times em divisões distintas na Liga Uni 2020.

Art. 10º – Não será permitido jogar com piercing, presilhas, brinco, colar ou qualquer outro objeto que ponha em risco a integridade dos atletas.

Art. 11º– As equipes devem estar prontas para jogo no local e horário indicados pela organização. O representante da atlética deve entregar à mesa de arbitragem toda a documentação dos atletas 15 minutos antes do jogo.

Art. 12º – Caso a equipe não compareça ao local do jogo no horário estipulado, será contado o prazo de 15 minutos, na primeira partida do dia, em seguida a atlética será declarada ausente para fins de aplicação do WxO (nos jogos seguintes não haverá esse prazo). Caso nenhuma das duas equipes compareça, será declarado o duplo W.O, atribuindo-se derrota para ambas as equipes.

Parágrafo único. Havendo interesse, a equipe pode aguardar o adversário por 15 minutos antes de ser declarado o WxO.

Art. 13° – Outras normas e regras não citadas aqui seguem em concordância com as regras da Confederação Brasileira de Futebol de Salão. Casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

Capítulo II – Do Handebol

Art. 1º – Devem ser inscritos no mínimo 8 atletas e podem ser relacionados até 20 por jogo.

Art. 2º – Serão disputadas partidas de dois tempos de 20 minutos corridos, com intervalo de 3 minutos cada.

Parágrafo Primeiro – Partidas validas pela fase eliminatória que terminem em empate serão resolvidas com 3 tiros de 7 metros para cada equipe.Nas decisões por tiro livre qualquer jogador inscrito na partida, e que não tenha sido excluído, poderá arremessar.

Parágrafo Segundo – Cada jogador poderá arremessar 01 vez, caso TODOS os atletas da equipem tenham executados os arremessos de 7 metros, estes poderão executar novas cobranças, independentemente da ordem inicial

Art. 3º – A expulsão ou desqualificação de um jogador por cartão azul o torna inelegível para a próxima partida. O controle dos cartões recebidos e cumprimento das punições independerão de comunicação da Coordenação de Handebol, sendo de responsabilidade de cada atlética sob pena derrota técnica e multa.

Art. 4°

Será estabelecido o seguinte critério de pontuação:

1.            Vitória: 03 pontos

2.            Empate: 01 ponto

3.            Derrota: 0 ponto

Parágrafo único: Sendo a equipe derrotada por WO, a mesma acumulará a pontuação de  – 01 ponto

Art. 5° – Cada time poderá solicitar um tempo técnico de 1 minuto por tempo.

Art. 6° – A competição masculina é formada por duas etapas:

a) Fase classificatória: 3 grupos sendo 2 com 6 e 1 com 5, os times se enfrentam dentro dos próprios grupos.

b) Fase Final (Play-offs): levará em conta a posição na classificação, os primeiros colocados enfrentarão os segundos colocados. Os confrontos serão sorteados, de modo que os times do mesmo grupo não se enfrentem nessa rodada.

c) Serão classificados para semifinal os vencedores dos confrontos da Eliminatória I. Se juntará a estes, o perdedor da Eliminatória I que tenha a melhor campanha por critério técnico.

Art. 7º – A competição feminina é formada por duas etapas:

1.            Fase classificatória: 2 grupos com 5 times cada. Os times se enfrentam dentro dos próprios grupos.

2.            Fase final (Play-offs): Classificam os 4 primeiros times de cada grupo, de modo que os primeiros classificados enfrentam os últimos classificados, os segundos classificados enfrentam os terceiros classificados. Todos os confrontos serão cruzados entre os grupos. Nas semifinais o vencedor do confronto 1Ax4B enfrenta o vencedor do confronto 2Bx3A, o vencedor do confronto 1Bx4A enfrenta o vencedor do confronto 2Ax3B.

Art. 8º– Para efeito de classificação serão considerados os seguintes critérios de desempate, na seguinte ordem: pontos, vitórias, confronto direto, maior saldo de gols, menor número de gols contra, menor número de cartões vermelhos, menor número de cartões amarelos, sorteio.

Parágrafo único. Maior número de perdas por W.O desqualifica a equipe em caso de empate.

Art. 9º – Não será permitido jogar com piercing, presilhas, brinco, colar ou qualquer outro objeto que ponha em risco a integridade dos atletas.

Art. 10º – As equipes devem estar prontas para jogo no local e horário indicados pela organização. O representante da atlética deve entregar à mesa toda a documentação dos atletas 15 minutos antes do jogo.

Art. 11º – Caso a equipe não compareça ao local do jogo no horário estipulado, será contado o prazo de 15 minutos, na primeira partida do dia, em seguida a atlética será declarada ausente para fins de aplicação do WxO (nos jogos seguintes não haverá esse prazo). Caso nenhuma das duas equipes compareça, será declarado o duplo W.O, atribuindo-se derrota para ambas as equipes.

Parágrafo único. Havendo interesse, a equipe pode aguardar o adversário por 15 minutos antes de ser declarado o WxO.

Art. 12° – Outras normas e regras não citadas aqui seguem em concordância com as regras da Confederação Brasileira de Handebol. Casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

Capítulo III- Do Voleibol

Art. 1° – Serão disputadas partidas em melhor de 3 sets, os dois primeiros sets têm a duração de 25 pontos e o terceiro com duração de 15 pontos, com a necessidade de vantagem mínima de 2 pontos para determinação do vencedor.

Art. 2° – As partidas serão pontuadas da seguinte maneira:

1.            Partidas terminadas em 2×0: Três pontos para o vencedor e zero para o perdedor.

2.            Partidas terminadas em 2×1: Dois pontos para o vencedor e um para o perdedor.

3.            Derroto por WO: menos um ponto

Art. 3º – Cada time pode pedir 2 paradas técnicas por set.

Art. 4º – Deverão ser inscritos no mínimo 8 atletas e poderão ser relacionados no máximo 14 sendo 12 regulares e 2 líberos.

Art. 5º – A desqualificação de um atleta o tornará inelegível para a próxima partida. O cumprimento das punições de suspensão independerão de comunicação da Coordenação de Volei, sendo de responsabilidade de cada atlética sob pena derrota técnica e multa.

Art. 6° – A competição masculina é formada por duas etapas:

a) Fase classificatória: 3 grupos sendo 2 com 6 times em cada e 1 com 5 times. Os times se enfrentam dentro dos próprios grupos.

b) Fase Final (Play-offs): levará em conta a posição na classificação, os primeiros colocados enfrentarão os segundos colocados. Os confrontos serão sorteados, de modo que os times do mesmo grupo não se enfrentem nessa rodada.

c) Disputarão as semifinais os vencedores dos confrontos e o perdedor com a melhor campanha. Os confrontos serão sorteados.

Art. 7º – A competição feminina é formada por duas etapas:

1.            Fase classificatória: 2 grupos sendo 1 com 6 times e 1 com 5 times. Os times se enfrentam dentro dos próprios grupos. Classificam os 4 primeiros times de cada grupo

2.            Fase final (play-offs): Os primeiros classificados enfrentam os últimos classificados, os segundos classificados enfrentam os terceiros classificados. Todos os confrontos serão cruzados entre os grupos. Nas semifinais o vencedor do confronto 1Ax4B enfrenta o vencedor do confronto 2Bx3A, o vencedor do confronto 1Bx4A enfrenta o vencedor do confronto 2Ax3B.

Art. 8º– Para efeito de classificação serão considerados os seguintes critérios de desempate, na seguinte ordem: vitórias, pontos, confronto direto, saldo de sets, saldos de pontos, sorteio.

Parágrafo único. Maior número de perdas por W.O desqualifica a equipe em caso de empate.

Art. 9º – Não será permitido jogar com piercing, presilhas, brinco, colar ou qualquer outro objeto que ponha em risco a integridade dos atletas.

Art. 10º – As equipes devem estar prontas para jogo no local e horário indicados pela organização. O representante da atlética deve entregar à mesa toda a documentação dos atletas 15 minutos antes do jogo.

Art. 11º – Caso a equipe não compareça ao local do jogo no horário estipulado, será contado o prazo de 15 minutos, na primeira partida do dia, em seguida a atlética será declarada ausente para fins de aplicação do WxO (nos jogos seguintes não haverá esse prazo). Caso nenhuma das duas equipes compareça, será declarado o duplo W.O, atribuindo-se derrota para ambas as equipes.

Parágrafo único. Havendo interesse, a equipe pode aguardar o adversário por 15 minutos antes de ser declarado o WxO.

Art. 12º – A altura da rede será:

MASCULINA 2,43m

FEMININA 2,24m

Art. 13° – Outras normas e regras não citadas aqui seguem em concordância com as regras da Confederação Brasileira de Voleibol. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

Capítulo IV- Do Basquete

Art. 1º– Deverão ser inscritos pelo menos 8 atletas e poderão ser relacionados no máximo 14 por jogo.

Art. 2° – Serão disputadas partidas com 4 períodos de 10 minutos corridos cada um. Intervalo de 1 minuto entre o 1º e 2º período e o 3º e 4º período. Intervalo de 3 minutos entre o 2º e 3º período.

Parágrafo Único – O último minuto do último quarto será parando quando a bola estiver fora de jogo.

Art. 3º Na fase final (play-offs), caso a partida termine em empate, serão disputados 3 lances livres.

Art. 4° – Durante cobrança de lance livres qualquer jogador inscrito na partida, e que não tenha sido excluído, poderá fazer o arremesso.

Parágrafo Único – Cada jogador poderá arremessar 01 vez, caso TODOS os atletas da equipem tenham executados os arremessos livres, estes poderão executar novas cobranças, independentemente da ordem inicial

Art. 5° – Partidas serão pontuadas da seguinte maneira:

1.            Partidas terminadas em tempo normal: 2 pontos para o vencedor e zero para o perdedor.

2.            Partidas decididas em lance livre: 2 pontos para vencedor 1 ponto para o perdedor.

3.            Derrota por WO: -1 ponto

Art. 6º – O critério de desempate será respectivamente: vitórias, pontos pró, confronto direto entre 2, média de pontos (average), pontos pró entre as duas equipes na fase classificatória.

Parágrafo único. Maior número de perdas por W.O desqualifica a equipe em caso de empate.

Art. 7° – Cada time pode solicitar 1 tempo técnico de 01 minuto por quarto.

Art. 8° – A competição masculina é formada por duas etapas:

a) Fase classificatória. 2 grupos sendo 1 grupo com 6 times e outro grupo com 5 times. Os times se enfrentam dentro dos próprios grupos. Classificam os 4 primeiros times de cada grupo

b) Fase Final: Os primeiros classificados enfrentam os últimos classificados, os segundos classificados enfrentam os terceiros classificados. Todos os confrontos serão cruzados entre os grupos. Nas semifinais o vencedor do confronto 1Ax4B enfrenta o vencedor do confronto 2Bx3A, o vencedor do confronto 1Bx4A enfrenta o vencedor do confronto 2Ax3B.

Art. 9º – A competição feminina é formada por duas etapas:

a) Fase classificatória. Todos os times jogam contra todos.

b) Fase Final: Os dois primeiros colocados fazem a final.

Art.10º – Não será permitido jogar com piercing, presilhas, brinco, colar ou qualquer outro objeto que ponha em risco a integridade dos atletas.

Art. 11º– As equipes devem comparecer ao local do jogo com antecedência e devidamente uniformizada. O representante da atlética deve entregar toda a documentação dos atletas 15 minutos antes do jogo.

Art. 12° – Outras normas e regras não citadas aqui seguem em concordância com as regras da Confederação Brasileira de Basquetebol. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.